TEMA – Conheça a dinâmica da rede em DMR:
- Não é raro alguém se deparar com seguintes situações:
- Falei num TG e de repente percebo que eu estou saindo em outro.
- Estou no canal Local e “do nada” passo a escutar outro TG, como pode isso se não mudei de canal?
- Meu Hotspot simplex só tem o Slot2. Estou no 724, portanto falando pelo Slot2 e no repetidor eu saio pelo 724 no Slot1. Como pode, não teria de sair no mesmo Slot?
- A rede Brandmeister que usamos tem uma gama enorme de possibilidades e o uso fica sob domínio exclusivo do usuário, portanto se não entender alguns conceitos as chances desses equívocos serão enormes. Sempre que se deparar com algum problema reflita que 99% das vezes é uma questão particular do usuário quanto a utilização, codeplug, internet e outros.
Vamos a uns conceitos básicos e depois como administrar isso:
- Quem comanda tudo “é o seu rádio”. O Repetidor ou Hotspot vão carregar seus comandos ao Servidor e o Servidor executará “exatamente” suas instruções.
- No DMR não importa por onde você fala, nem qual a frequência, nem o local no mundo, nem qual SLOT. O que o importa é o seu alvo, qual o TG com contato você vai falar.
- Os TG’s tem destinações específicas, mas todos tem acesso internacional. Qualquer um no planeta com o TG no contato do rádio fala e escuta qualquer TG se quiser.
- Imaginem um Repetidor ou Hotspot conectado em rede, agora imaginem um tráfego gigante de TG’s e QSO’s circulando na porta de entrada. Essa porta se abre para um TG quando o deixamos aberto para receber o tráfego 24×7 (TG estático) ou abrimos a porta para outro TG apertando o PTT (TG Dinâmico).
- Os rádios DMR filtram o RX de três modos:
- Recebe somente do TG em uso (sem RX-list ou designar somente o TG no RX-List)
- Recebe de uma lista de TGs (RX-List), independente do Contato de TX.
- Libera a recepção de qualquer TG que vier quando o MONITOR estiver acionado (modo promíscuo).
- Os rádios oferecem o que chamamos de EFEITO CARONA ou seja, podemos falar na cola de um TG recém usado falando por ele em lugar do programado, isso ocorre quando o seu rádio não está com o RX devidamente filtrado e ele recebe um outro TG e você transmite logo após ou durante recebe-lo.
Recomendações para uso consciente com bons resultados:
- A rede permite que se abra mais de um TG simultaneamente no SLOT 2 ou Hotspot e se houver tráfego nesses ao mesmo tempo sua comunicação será prejudicada.
- Evitem abrir mais de um TG, caso o faça, force a desconexão cm o TG4000 antes de usar seu único TG.
- Quando em Repetidor, certifique-se antes se tem alguém usando. Caso não poderá dar o comando 4000 e iniciar o uso.
- Desabilitem o Monitor do rádio sempre que iniciar o seu contato.
- É possível atribuir o MONITOR a uma tecla facilitando habilitar ou não.
- ISSO “IMPEDE” O EFEITO CARONA E O RISCO DE VOCÊ FALAR EM OUTRO TG CASO ALGUÉM ACIONE NO REPETIDOR OU ESTEJA ABERTO NO HS.
- Incluir apenas o TG do contato no RX list, canal a canal.
- Alguns rádios dispensando o RX List no canal, passa a receber no mesmo TG do contato (Tytera, Retevis…) outros dependem dele para liberar a recepção.
- ISSO TAMBÉM IMPEDE O EFEITO CARONA.
- Três maneiras de saber do tráfego da rede e no seu ponto de acesso (RPT ou HS):
- Via Dashboard da rede: http://bm.dvbrazil.com.br/lh.html. Mostra quem está falando, em qual TG, qual periférico e Slot. Você pode filtrar em SEARCH pelo TG ou ID ou PREFIXO do HS ou Repetidor. Esse é um recurso espetacular.
- Monitorando o Dashboard do Repetidor ou do seu Hotspot.
- Via seu próprio rádio, escutando seu ponto de acesso com o MONITOR aberto, assegurando ausência de tráfego para usar.
- Finalizando, percebam também a importância do espaço de Cambio, principalmente para viabilizar quem usa HS poder desconectar os TG’s pelo rádio.
ESSE TEMA PODE PARECER SIMPLES OU CONHECIDO PARA ALGUNS, MAS TEMOS MUITOS USUÁRIOS NOVOS OU ATÉ MESMO USUÁRIOS VETERANOS NA REDE QUE ACABAM DESCONHECENDO OU PASSANDO POR ESSAS SITUAÇÕES POR NÃO SE ATENTAR A ESSAS PARTICULARIDADES OU DICAS DE USO. O TEMA É AMPLO E LEVAREMOS A UM GUIA PRÁTICO PARA TODOS.