Net-BR coordenada pela Rio 40 ° – tema apresentado
– Senhores boa noite.
– Rafael Vargas feliz regresso à coordenação
– Gostaria em nome da Rio 40° agradecer à todos os coordenadores da Rio 40°
. Ronaldo PU2 RDT
. Rafael Vargas PU1 VAR
. Jorge Luiz PY1 UI
. Pedro Paulo PY1 RX
– A Rio 40° hoje na coordenação da net-BR, agradece a todos os responsáveis e coordenadores da net-BR
– Vamos ao tema:
a) A saúde emocional do radioamador como está?
b) O quÊ pode acontecer com a saúde física e mental do radioamador, diante de tanto stress emocional provocado pelo excessivo instinto de competição?
c) Vale à pena a torre mais alta, a maior antena e o rádio mais caro, se o radioamador não tiver saúde?
Convido à todos que leiam no google sobre a síndrome do coração partido ou cardiomiopatia de Takotsubo.
– e agora para discernir tais perguntas convido o psicanalista e amigo radioamador Luiz Cairo PU2 KDZ . A quem passo a palavra.
Luiz Cairo:
O quê o radioamadorismo significa pra você? Eu como psicanalista, andei pesquisando muito sobre o assunto e o peso emocional que o radioamadorismo tem sobre nossas vidas.
Muitos amigos vão para o rádio como fuga de sofrimentos, como amoroso, problemas familiares, de saúde ou no geral. A insatisfação com o tipo de vida que está levando, ou como também muitos se dedicam para para auxiliar regiões sobre catástrofe, esquecendo de sí próprio, deixando a própria vida de lado . Já outros com outro preparo emocional preferem buscar amigos
Tudo em nossas vidas deve ter um equilíbrio, para administrarmos todos esses departamentos que citei e não tocarmos mais num setor do que no outro, causando um desequilíbrio.
Faço uma pergunta a vocês e espero que a pergunta fique dentro de cada um dos senhores:
.Como você está administrando seus problemas? Em partes iguais? Ou está somente preocupado em falar em todas as bandas, participar em todas as rodadas, a varrer todas as frequências, sem perceber que seu nível de ansiedade está alto levando a um total distúrbio desta ansiedade.
Afinal o radioamadorismo é um grande instrumento terapêutico para redução do stress, ansiedade e a suprir a solidão e o medo temporário da sua vida. Tendo ouvido vários casos narrados por colegas radioamadores de que competem entre os colegas e a si próprio em vários níveis, esquecendo da irmandade que é a verdadeira essência do radioamador.
Isso já é prova de que alguns só respiram o rádio já com a certeza de que não estão felizes na vida. Transferências psíquicas dos seus problemas inferidos para colegas radioamadores, então com esse pensamento e análise reflito até de minha conduta: será que estou esquecendo de algum setor de minha vida para que possa me dedicar mais que o próprio radioamadorismo? será que o hobby pode prejudicar a toda uma vida? ou nos trazer satisfação. Quantas vezes me peguei recusando convites de aniversário, encontros de amigos ou outro eventos e me dedicando ao rádio como obrigação ou competição! o Radio não pode se transformar num elemento de furto do tempo e sim em equipamento que completa nosso Hobby nos dando satisfação e nos aproximando dos colegas, com moderação e responsabilidade é claro> Pensem e reflitam. 73