Net BR 244: ABERTURAS DE PROPAGAÇÃO EM DMR, APROVEITEM.

ESTAMOS ENTRANDO NUMA ÉPOCA COM ABERTURAS DE PROPAGAÇÃO EM VHF E UHF E PODEMOS APROVEITAR PARA PIONEIRISMO NO DMR.

Há poucos relatos de DX em Digital Voice e os que acontecem costumam ser noticiados internacionalmente, a exemplo de um que ocorreu em Digital Voice numa distância de 700km em UHF entre duas ilhas caribenhas.

Que tal fazer história? Os mesmos contatos rádio a rádio possíveis a centenas de quilómetros em analógico, podem ser conquistados em DMR.

Vamos expor pontos interessantes de propagação em VHF e UHF nas suas regiões e latitudes, oportunidade para pioneirismo em DMR, até mesmo de HT numa antena externa, portanto estejam preparados.

A começar pelo sistema, já demonstramos a independência do DMR e que não depende de internet, sendo um excelente modo de comunicação ponto a ponto diante da sua performance melhor do que em Analógico.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente

Para experiências de DX em VHF e UHF muitas vezes bastam os 5W de um HT conectado a um sistema irradiante externo, conseguindo contatos de centenas de Kms de rádio para rádio, com possibilidades mais recorrentes do que podemos imaginar, alguns frequentes entre São Paulo e Paraná ou Santa Catarina.

Dentre alguns dos fatores de propagação VHF e UHF, temos o Trans-equatorial que permite DX de mais de 5mil Km, sendo que o mais recorrente no Brasil é a propagação Troposférica por INVERSÃO TÉRMICA, que acontece por todo globo.

Ao escutar repetidores diferentes do habitual, aproveite para acioná-lo. No caso do DMR, o sinal é inconfundível, mude para DMR e tente acioná-lo sem passar pela rede. Isso fica registrado no Repetidor sendo um belo DX entre sua estação e o Repetidor, algo digno de um relato mundial a depender da distância comprovada. Aproveite para combinar um direto ponto a ponto com os radioamadores da região.

O que é a Inversão Térmica?

O normal na Troposfera, por conta do sol, é termos uma camada de ar quente rente ao solo e a temperatura ir se esfriando a medida que nos afastamos dele, até uns 12km. A inversão térmica ocorre quando esse Ar quente menos denso sobe e o Ar frio desce ao solo, formando uma camada de ar quente menos denso entre meio a duas camadas frias o que costuma ocorrer no início da madrugada até as primeiras horas da manhã, as vezes permanecendo por dias, principalmente no inverno. Veja a imagem no site DVBRAZIL.

Interface gráfica do usuário, Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Para entender, podemos fazer uma analogia a quando vemos água distante num asfalto muito quente, as famosas miragens no deserto. Isso ocorre porque o ar no solo muito quente e pouco denso acaba espelhando a luz do céu. O efeito é similar em VHF e UHF, só que imaginando o plano invertido tendo o ar quente e menos denso encima e formando um duto de propagação na camada fria embaixo.

Esse duto por vezes faz o sinal navegar com a eficiência de uma visada direta, possibilitando acionar Repetidores distantes até de HT com a própria antena principalmente em UHF e contatos ponto a ponto de centenas de KM, similar aos contatos espaciais de centenas de quilômetros com miliwatts.

Ocorre em várias partes do Brazil principalmente quando há deslocamentos de massas de ar polar ou frio.

Uma curiosidade, sempre que há contatos entre o sudeste e o sul podemos prever que de 1 a 2 dias chegará uma massa de ar frio baixando a temperatura no sudeste.

Outro fato é que a camada de AR Frio que desce costuma trazer junto a poluição, sendo também um indicador desse fenômeno e se a previsão do tempo indicar que entrará uma massa de ar frio, se preparem para conseguir um contato especial.

Precisamos estar preparados e nossa sugestão para padronizar os codeplugs é de adotar o padrão internacional para Simplex DMR que usa três canais em 145.510, 145.790 e 433.450 MHz, TG99, Color Code 1 e Slot2.

Esse padrão internacional além de facilitar contatos com países vizinhos pode ser usado como QAP deixando um rádio a espera para chamados DX.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Vamos nos preparar para essa época do ano propícia a propagação em VHF, e principalmente em UHF, podendo fazer sua história registrando contatos DX rádio a rádio ou rádio a Repetidor em DMR…  

Em tempo, aproveitem o TG 724948 DX BR para trocar informações de DX, poderão deixá-lo estático no Slot 2 do Repetidor ou Hotspot.

Como exemplo, entre outros repetidores, na semana passada, o Repetidor 146670 na Serra do Japi SP foi acionado a 360km em linha reta com 5W de São José do Rio Preto no Analógico com áudio local e a 350km de São José dos Pinhais no Paraná em DMR valendo lembrar que o RPT estava offline.

O time do Cabreúva DX em SP conseguiu contatos Simplex em VHF com o Paraguai, Mato Grosso e o sul do Brasil.

Seguem links interessantes sobre propagação nessas faixas:

Mapa de propagação Troposferica

https://www.dxinfocentre.com/tropo_sam.html

Informações sobre Inversão Térmica

https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/

Radioamador e o Clima Espacial (VHF e UHF a partir do slide 17)

http://www2.inpe.br/climaespacial/workshop2015usuarios/docs/EdsonWorkshop.pdf

Site de DX VHF, Brazil e America Sul: 

http://www.vhfdx.org/ 


ENCONTROS e EVENTOS:

 

Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.

Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.

Terça 21hs: Net BR no TG 724942.

Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.

Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.

Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.

Quinta 20hs: Nova RODADA 2 DE JULHO no TG 72422 da BAHIA.

Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.

Sexta 20h30: ENCONTRO RIO 40 GRAUS no TG 72443.

Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.

Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS a cargo dos grupos de escoteiros no TG 724907.

Sábado 19hs: BATALHA DO JENIPAPO no TG 72427 PIAUÌ.

Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.

 

QTC da LABRE Nacional: Toda última segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 724942.

QTC da LABRE Alagoas: Toda “última” segunda-feira de cada mês às 20hs no TG 72421.

QTC da LABRE Bahia: Toda primeira segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 72422 e YSF-BAHIA-BR

One thought on “Net BR 244: ABERTURAS DE PROPAGAÇÃO EM DMR, APROVEITEM.

  • Luciano Clemente Cavalcante da Silva

    O mapa de propagação troposférica deixa ainda claro o texto.
    Ótimo trabalho.

    Luciano Clemente Cavalcante da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS